Você sabia que o Nutricionista pode atuar em várias áreas?
31 de agosto de 2020

Você sabia que o Nutricionista pode atuar em várias áreas?

No dia 31 de agosto é comemorado o Dia do Nutricionista! Por isso trouxemos um conteúdo bem interessante aqui para homenagear e também te contar um pouquinho mais sobre este profissional que é muito importante em vários aspectos. Então, vamos lá!  

Essa data foi escolhida em homenagem à criação da Associação Brasileira dos Nutricionistas, que aconteceu em 1949. Normalmente este profissional está sempre associado a dietas de emagrecimento, mas está muito além disso, o Nutricionista é um grande responsável pela nossa saúde em diversos outros pontos.  

Conheça as diferentes áreas da nutrição:  

Quem deseja perder peso realmente encontra no nutricionista um grande aliado para fazer isso de forma saudável, sem recorrer a dietas radicais. Porém, existem muitas outras áreas em que esse profissional pode atuar. Confira: 

  

  • Nutrição Esportiva 

O nutricionista esportivo fornece a orientação adequada sobre alimentação, exercícios físicos e uso de vitaminas, minerais e suplementos para atletas e praticantes de atividades físicas alcançarem os objetivos esperados de forma saudável. 

O profissional é capacitado para entender a composição corporal adequada para diferentes tipos de modalidades e melhorar o desempenho, perda ou ganho de peso, ganho de massa muscular e definição muscular.  Os Nutricionistas Esportivos planejam uma dieta específica para o dia a dia e também para pré e pós-treino. Vale lembrar que é fundamental que o esportista procure um educador físico para ajustar o treinamento conforme a dieta. Dentro dos principais pontos que o nutricionista irá auxiliar nesta área estão:  

  

Melhorar o desempenho do atleta no geral; 

Aumentar a força, a velocidade ou a resistência durante a prática esportiva; 

Reduzir o tempo de recuperação do organismo depois do treino; 

Atingir ou manter o peso adequado. 

A presença do nutricionista esportivo é frequente em equipes e clubes, mas ele também pode atuar em consultório, de forma semelhante ao nutricionista clínico, e prestar atendimento individual. 

 

  • Nutrição Funcional 

 

Em vez de limitar-se à prescrição de dietas com os alimentos funcionais tidos como saudáveis (porque o que é saudável para uma pessoa pode causar doença à outra), a Nutrição Funcional rastreia os sintomas, sinais e características de cada paciente e os relaciona com a carência ou excesso dos nutrientes, corrigindo os desequilíbrios nutricionais que geram sobrecarga no sistema imunológico e desencadeiam “processos alérgicos” tardios, os quais acabam por provocar doenças crônicas como: obesidade, depressão, fibromialgia, artrite reumatoide, síndrome do pânico, osteoporose, diabetes, distúrbios de comportamento e hiperatividade infantil, desordens estéticas e alteração na performance física. 

 

  • Nutrição Comportamental 

 

Um dos pontos que a nutrição comportamental repudia é a ortorexia – uma neurose relacionada à alimentação saudável, em que as pessoas renegam a questão do prazer de comer. O mantra da nutrição comportamental é comer de tudo, mas não tudo. 

A ideia é unir comportamentos alimentares adequados a uma dieta de qualidade, baseada em alimentos in natura e comida fresca e caseira, com menor presença de ultraprocessados. A chave para encontrar esse equilíbrio, é trabalhar o ambiente em que o paciente come. 

 

  • O papel dos nutricionistas em supermercados 

Bom, como já percebemos, onde há comida, há a necessidade do conhecimento desse profissional. Por isso, as atribuições do nutricionista em supermercados também têm o seu valor. Afinal, aqui é o lugar onde você compra a maioria das suas refeições, logo, você precisa de uma garantia de que tudo seja seguro e confiável. 

Diferente dos outros lugares, o trabalho da nutricionista, em supermercados, acontece quase que nos bastidores. Ninguém vê, mas todos colhem os resultados. Quem supervisionou o pãozinho quente que desceu às 8h? Quem checa as temperaturas das carnes? Quem conferiu o recebimento das hortaliças? Dentro dos supermercados é o nutricionista que tem esta visão e que nos garante que os produtos cheguem à nossa mesa, fresquinhos, gostosos e com muita qualidade!  

 

Legal né? Aprendemos que os nutricionistas vão muito além de prescrever uma dieta, eles nos mostram estilo de vida, preferências alimentares e as condições orgânicas para assim promover a reeducação alimentar e proporcionar melhores condições de saúde.  

Além de atuar diretamente com pacientes individuais na promoção da alimentação saudável, o nutricionista pode estar presente em diversas empresas e instituições, incluindo funções como: 

E olha que nem falamos de todas as áreas que o Nutricionista pode atuar, trouxemos algumas das mais pertinentes e que achamos que fosse somar bastante para este dia tão especial. Então se você conhece mais alguma área e quer dividir conosco, só enviar pra gente que vamos adorar compartilhar mais desse mundo tão especial <3  

Aproveita e dá um confere neste outro conteúdo que tem tudo a ver com alimentação saudável e qualidade de vida:  https://www.supermyata.com.br/post/62/dia-mundial-da-alimentacao-dietas-saudaveis-para-um-mundo-de-fomezero/  

***** 

 

Fonte(s):  

Ipog Edu Gov, VP Centro de Nutrição Funcional, Unasp e CRN2, Instituto Nutrição Comportamental.  

 

divide